Notícias Fecomercio

10 de março de 2017

"Brasil tem potencial incrível, mas caminho trilhado é insustentável", avalia economista de Columbia


Jan Švejnar fala sobre intervenção estatal e má distribuição da melhora dos padrões de vida no mundo durante entrevista ao UM BRASIL

“O Brasil é uma economia com um potencial positivo incrível. A questão é como concretizar esse potencial”. A afirmação é de Jan Švejnar, Ph.D em Economia, diretor do Centro Global de Governança Econômica na Universidade Columbia e ex-candidato à presidência da República Tcheca. Durante entrevista ao UM BRASIL, conduzida pela jornalista Érica Fraga, o economista aponta o descompasso entre o tamanho do Estado e o crescimento da economia brasileira.

“Nas últimas seis ou sete décadas, o Estado se tornou cada vez maior e ficou com cada vez mais tarefas. Muitas das funções desempenhadas têm sido muito boas, mas o problema é que, de certo modo, o crescimento dos serviços oferecidos pelo Governo foi mais rápido do que o crescimento da economia. A economia ficou cada vez mais em débito. O País acumulou dívidas e está indo por um caminho insustentável”, afirma. Confira aqui a íntegra da entrevista, em que o economista também comenta os problemas da globalização, entre outros pontos.

Voltar para Notícias